domingo, 31 de outubro de 2010

Anatomia do Fígado

O fígado localiza-se atrás das costelas, na região superior direita da cavidade abdominal. Ele pesa aproximadamente 1.500g e é dividido em quatro lobos. Uma fina camada de tecido conjuntivo circunda cada lobo, estendo-se para dentro do próprio lobo e dividindo a massa hepática em pequenas unidades chamadas lóbulos ()
A circulação do sangue para dentro e para fora do fígado é de primordial importância em sua função. O sangue que perfunde o fígado provém de duas fontes. Aproximadamente 75% do aporte sanguíneo origina-se da veia porta que drena o trato gastrointestinal e é rica em nutrientes. O restante do suprimento sanguíneo vem por meio da artéria hepática e é rica em oxigênio. Os ramos terminais desses dois suprimentos sanguíneos se unem para formar os leitos capilares comuns, que constituem os sinusóides do fígado. Dessa maneira, uma mistura de sangue venoso e arterial banha as células hepáticas (hepatócitos). Os sinusóides desembocam em uma vênula que ocupa o centro de cada lóbulo hepático e é chamado de veia central. As veias centrais se unem para formar a veia hepática, a qual constitui a drenagem venosa do fígado e desemboca na veia cava inferior, próximo ao diafragma. Assim, existem duas fontes de sangue fluindo para dentro do fígado e apenas um trajeto de saída.
Além dos hepatócitos, as células fagocíticas pertencentes ao sistema reticuloendotelial estão presentes no fígado. Os outros órgãos que contém as células reticuloendoteliais são o baço, a medula óssea, os linfonodos e os pulmões. No fígado, essas células são chamadas de células de Kupffer. Sua função principal é engolfar o material particulado (como bactérias) que penetra no fígado através do sangue porta.
Os menores ductos biliares chamados de canalículos localizam-se entre os lóbulos do fígado. Os canalículos recebem as secreções dos hepatócitos e as transportam para ductos biliares maiores, os quais, mais adiante, forma o ducto hepático. O ducto hepático a partir do fígado e o ducto cístico, a partir da vesícula biliar, se unem par formar o ducto biliar comum, que desemboca no intestino delgado. O esfíncter de Odde localizado na junção onde o ducto biliar comum penetra no duodeno, controla o fluxo da bile para dentro do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário