sábado, 14 de agosto de 2010

A radiação como causa de lesões

As radiações são emissões de energia que se propagam como ondas eletromagnéticas ou como partículas. As lesões produzidas por radiações ionizantes em humanos decorrem de inalação ou ingestão de poeira ou alimentos que contêm partículas radioativas, exposição a radiações com fins terapêuticos ou diagnósticos, contato acidental com radiações emanadas de artefatos nucleares como reatores e aparelhos de radioterapia e bombas nucleares.

As lesões produzidas pelas radiações dependem de vários fatores, entre os quais a dose e tempo de exposição, a oxigenação, substâncias radiossensibilizantes, elementos que removem os radicais livres e diferentes fases do ciclo celular. Dependendo de fatores mencionados anteriormente podem ser observadas lesões agudas (imediatas), lesões crônicas e lesões tardias.

Irradiação total do corpo pode produzir desde pequenas alterações funcionais até doença aguda grave, seguida de morte, além de complicações tardias como aumento da incidência de câncer e aceleração do envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário