sábado, 21 de agosto de 2010

Necrose em conseqüência de isquemia

Seqüência de eventos da fase reversível



Edema celular agudo por falta de ATP que torna deficiente a ação de ATPase membranosa que regula a extrusão de potássio. O acúmulo deste no citoplasma leva a edema deste no citoplasma e do reticulo endoplasmático (RE) e a aumento do volume celular

Eventualmente, ocorre aumento discreto de cromatina densa junto à membrana nuclear interna. Há casos nos quais os nucléolos não se alteram.

Alterações iniciais do citoesqueleto com destaque para o colapso dos feixes de microfilamentos de actina.

Discreto aumento na densidade da matriz das mitocôndrias.

Mantendo-se o déficit energético, a matriz mitocondrial começa a edemaciar. Nesta etapa se houver bloqueio total do fluxo sanguíneo, a célula utiliza a energia proveniente da glicólise anaeróbia.



Seqüência de eventos da fase irreversível


Se a produção de ATP for interrompida ocorre inibição dos complexos transportadores de íons dependentes de ATP. O movimento de vesículas e microvesículas transportadoras e de organelas cessa.

Ocorre um aumento no nível de cálcio promovendo a ativação da protease cálcio-dependente.

A falta de oxigênio leva à excessiva geração de espécies reativas de oxigênio (ROS).

As alterações estruturais das mitocôndrias estão entre as que mais caracterizam a irreversibilidade do processo necrótico.

A alteração nuclear característica da necrose é a condensação generalizada da cromatina, que confere aos núcleos corados pela hematoxilina-eosina intensa coloração azul-escura referida como picnose nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário